Translate

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Amigos verdadeiros irão te levar à Jesus



Essa história é fantástica!
Em Marcos 2, há uma história de 4 amigos que querem que um grande amigo seja curado da sua enfermidade. Mas não se trata de um pequeno resfriado, ou de uma doença "boba”, que com umas 4 doses de remédio se resolve. Não se tratava disso. Tratava-se de uma paralisia. Este amigo era um paralítico. Algo que já vem desde o ventre da mãe. O fato impressionante é que não havia, na época, cadeiras de rodas e mais... Eles o levaram na própria cama, maca. Que incrível. Só que o pior ainda estava pra acontecer. Chegaram no local. Glória a Deus, imagina!? Mas, havia muita gente dentro do local que Jesus estava. E agora?  Imagina os caras!? Viaja comigo!
Eles devem ter virado um pro outro e falado: "Cara, a gente veio até aqui com carregando nosso amigo, nessa cama pesada, debaixo desse sol escaldante e não iremos conseguir ver Jesus? Ahhh não! Nem que a gente o jogue do telhado! Sei lá, vamos fazer um buraco. Mas nós não viemos aqui a toa". Viajaram? Rs.

E vieram ter com ele conduzindo um paralítico, trazido por quatro. E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico. E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados.[...] A ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa. Marcos 2:3-5 e 11

Imagina o nível de ousadia dos caras . Tamanha fé que proporcionaria a cura do seu amigo. Em momento algum deve ter passado pela cabeça deles: "Poxa, a gente vai ter que levar ele pra casa, pesado e em cima dessa cama de novo, nesse sol forte, e vamos andar muito". Eles não pensavam nisso. Só sabiam que este amigo teria um encontro com Jesus.
Teus amigos têm te levado mais perto de Jesus, ou tem te afastado Dele? Teus amigos querem te fazer crescer, te ajudando a você conquistar lugares altos e níveis de ousadia maiores, ou tem te empurrado para baixo, fazendo você desistir? Você tem ajudado seus amigos a atingirem níveis mais profundos de intimidades com Deus, ou suas conversas só servem para afasta-los do centro da vontade de Deus?
Há amigos que irão fazer você sobrenatural de Deus, há amigos que irão ajudar a você proteger o teu chamado, há amigos que irão crescer espiritualmente junto com você.

Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. 1 Coríntios 15:33

Cuidado com quem você anda. Mas haverá amigos que irão te conduzir ao centro da vontade de Deus e irá proteger o teu chamado.

21 comentários:

  1. Leozinhoo.. então só posso considerar Verdadeiros amigos aqueles que professam a mesma fé que eu? ou tenham a mesma "visão" que eu?

    Amizade vai além de conversas espirituais ou até mesmo comentários do tipo "Fala Varao, Dá lugar vaso.."Amizade tem haver com Amor, Relacionamento, Convivio etc.

    Provérbios 17,17 "um amigo ama em qualquer tempo, é um irmão no dia do perigo"

    É impossivel q o meu amigo "não-crente" se encaixe no versículo acima?

    E nesse??

    Filipenses 2, 3-4 "Não façais nada por competição e por desejo de receber elogios, mas por humildade, cada um considerando os outros superiores a si mesmo"

    Me desculpe mas AMIZADE nada tem haver com me ajudar a alcançar niveis mais elevados, a lugares mais altos... e o óbvio se o cara te empurra para baixo EM QUALQUER área da sua vida, é claro q ele não é um amigo verdadeiro.

    Nenhum amigo tem a capacidade de proteger o meu chamado, nem os da igreja e nem os do "mundo"..

    O texto meio que dar a entender que só é amigo verdadeiro quem tem a mesma "Visão" ou a mesma fé que você..

    Beijos, mano.. e muitas oitavadas para nozes =)


    Lucas Brum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido , em momento algum falei que não devemos andar com pessoas que sejam somente do nosso meio evangélico, gospel, ou como queira falar. Em momento nenhum disse isso. Só acho que é mais interessante andarmos com pessoas que nos fazem querer buscar mais de Deus e quem tenham um mesmo propósito na vida. Deixo um vers pra você , e me perdoe se foi isso que dei a entender.

      "á lhes disse por carta que vocês não devem associar-se com pessoas imorais. Com isso não me refiro aos imorais deste mundo, nem aos avarentos, aos ladrões ou aos idólatras. Se assim fosse, vocês precisariam sair deste mundo. Mas agora estou lhes escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer. Pois, como haveria eu de julgar os de fora da igreja? Não devem vocês julgar os que estão dentro? Deus julgará os de fora. "Expulsem esse perverso do meio de vocês". 1 Coríntios 5:9-13"

      Um grande abraço Cara!

      Excluir
    2. Entendi, Lindão..
      Esse texto de Corintios poderia ser o texto principal do seu post, iria deixar bem mais claro, principalmente quando diz "...Se assim fosse, vocês precisariam sair deste mundo..."

      Mas tranquilo, agora entendi melhor o q vc quis dizer..
      Abraços

      Excluir
    3. Haha, Glória a Deus mano!
      A questão é sempre trazer a clareza e que nada seja duvidoso.
      Somos "coluna e firmeza da verdade"
      Grande abraço irmão!

      Excluir
  2. É mano concordo com Lucas na questão dos amigos serem independentes do credo, claro que se for "reformado" é bem melhor, mas se for "gospel" (Deus me livre), esses só querem estar onde há festa, jamais estão onde há choro.
    Com relação a me conduzir a Cristo, isso quem faz e sempre fez é o ES de Deus que nos consola, guia, unge e convence dos pecados. Os amigos são vasos que por si só são incapazes de nos conduzir à salvação, isso apenas ocorre pela ação misericordiosa e graciosa do ES.

    Bjão e continue escrevendo o que Deus colocar em seu coração sem esquecer as responsabilidades de estar sempre parelho com as escrituras e sem medo de "falar", doa a quem doer, pois é melhor agradar a Deus do que aos homens.

    Léozão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela tua visita mais uma vez Léozão.
      Deixei um comentário acima pro Lucas e pra economizar tempo e linhas aqui considere pra vc tb , meu querido.
      E me perdoe se em algum momento quis dar entender em que não devemos nos associar com pessoas de diferentes credos, ou religiões, crenças, fé, e etc. Jamais quis dizer isto. Grande abraço

      Excluir
    2. Leozinho vc é benção pura. leozão

      Excluir
  3. Brother, Glória a Deus!!

    A palavra é clara quando diz: "Acaso andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?" (Amós 3:3)- e também em Salmos 1:1: "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores."

    A importância que temos aprendido na escolha de influências como um fator determinante para o nosso condicionamento espiritual vai primeiro aos fatores mais básicos: Relacionamentos!

    Escolher com quem vamos nos relacionar pode determinar quais serão as tomadas de decisão e como nos levará a um destino profético determinado por Deus. Por exemplo: Não conheceríamos Elizeu se ele não tivesse escolhido andar com Elias. Não iriamos saber quem é Josué, sem Moisés. E por aí vai.

    Os relacionamentos podem mudar muito se não tudo em nossas vidas, e a amizade é um princípio de qualquer relacionamento.

    Amo vc meu brother, continue ouvindo e sendo canal do Espirito Santo!!!

    Rogério - Pepera!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parte 1

      Pepera,

      Só o novo nascimento torna o homem bem-aventurado e sem vinculo com o caminho, conselho e a roda dos escarnecedores.
      Isso não tem nada a ver com deixar de conviver com impios para ser um bem-aventurado.

      Para os fariseus, escribas, saduceus havia discrepância entre o antigo testamento e o comportamento de Jesus.

      Os fariseus vendo que Jesus havia se assentado com os pecadores para comer, passaram a indagar: "Por que come o vosso mestre com os publicanos e pecadores?" ( Mt 9:10 -11).

      Um outro caso foi quando uma grande multidão veio a Jesus para ouvi-lo, e os fariseus fizeram outro comentário: "Este recebe pecadores e come com eles" ( Lc 15:2 ).

      Eles estavam grilados com o comportamento de Jesus. Para esses caras, um judeu deveria pelo menos ter conhecimento do que diz os salmos e a lei ainda mais quem se propôs a ensinar. Como poderia Jesus
      Se assentar e com os pecadores (gentios) e ainda exercer a função de Mestre?

      Para os religiosos era inadimissivel a miscigenação cultural entre judeus e qualquer outro povo. Eles não aceitavam a mistura do que pensava ser santo com o que achavam profano.

      Na visão dos religiosos da época não concordavam que alguém que e dizia mestre fazer o contrario do que diz o Salmo primeiro...

      Entrar na casa de um pecador e sentar na mesa para comer, diz que Jesus se assentou na roda dos escarnecedores?
      Andar com eles pelo caminho, Ele se deteve no caminho dos pecados? Ao conversar com os pecadores, Ele andou segundo o conselho dos impios?

      Como conciliar o Salmo primeiro e o fato de Jesus entrar, assentar, comer e se hospedar na casa de pecadores?

      "BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda no seu caminho" ( Sl 128:1 )

      O salmo 128 é claro: "Bem aventurado aquele que teme ao Senhor...". É certo que há os que temem ao Senhor e são bem-aventurados, e os que não temem e estes se permanecerem irão prestar contas. Neste mesmo diapasão, há homens que andam no caminho que pertence ao Senhor, e os que não andam.

      Excluir
    2. Parte 2

      Qual é o caminho do Senhor? Qual o temor do Senhor?

      Jesus disse: "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" (João 14: 6).

      Os fariseus e escribas estavam diante do Caminho que conduz os homens a Deus, mas seguiam somente os intentos dos seus corações. Mesmo não se aproximando de pessoas tidas por eles como sendo pecadoras, trilhavam o caminho de perdição. Por outro lado, embora Jesus estivesse assentando na mesma mesa e comendo com os pecadores, Ele não estava assentado na roda dos escarnecedores. Embora Jesus andasse com os pecadores, Ele não andava segundo o conselho dos ímpios.

      Andar, falar, conviver e comer com os pecadores não muda o fato de que Cristo é o caminho que conduz a Deus. Mesmo assentado e comendo com os pecadores, Jesus, o ‘Caminho’, e o caminho dos pecadores nem mesmo se cruzaram.

      Mesmo que um cristão esteja assentado em uma mesma mesa comendo com um grupo de pessoas ímpias, o caminho dos ímpios é o caminho de perdição e o caminho do cristão é o caminho de salvação.

      Se os escribas e fariseus entendessem que Adão é a porta larga que dá acesso ao caminho largo que conduz à perdição, e Cristo, o último Adão, a porta estreita e o caminho estreito que conduz à salvação, jamais estranhariam o fato de Jesus comer na mesma mesa com os pecadores, pois comer, assentar e andar com os ímpios não é o mesmo que trilhar o caminho dos pecadores.

      O que é necessário para que um homem deixe de andar segundo o conselho dos ímpios, ou de se deter no caminho dos pecadores e se assentar na roda dos escarnecedores? Um novo nascimento é o que torna o homem bem-aventurado e sem qualquer vinculo com o conselho, o caminho e a roda dos escarnecedores ( Sl 1:1 ). Não é necessário aos cristãos deixarem de conviver com os ímpios para serem bem-aventurado.

      Desde a os ímpios se alienam de Deus e andam por um caminho de perdição "Alienam-se os ímpios, andam errados desde que nasceram, falando mentiras" ( Sl 58:3 ). Somente após o novo nascimento o homem volta a compartilhar da glória de Deus ( Jo 17:22 ), e a andar no seu caminho ( Sl 128:1 ).

      O que diferencia os justos dos ímpios é a porta por onde entraram, e não as interações e relações que que travam neste mundo. O nascimento natural é a porta larga por onde todos os homens entram ao nascer, e o novo nascimento segundo o último Adão a porta estreita por onde poucos entram ao crer em Cristo ( Mt 7:13 ).

      O conselho, o caminho e a roda dos ímpios teve origem na queda de Adão. O caminho do Senhor é Cristo, pois Ele é o temor do Senhor e o último Adão. Ele é a porta estreita por quem ou onde os homens devem entrar para seguir pelo caminho de salvação.

      Ao nascer de novo, ou seja, trilhando pela porta estreita, jamais será possível andar no caminho dos ímpios, mesmo se compartilharem os mesmos talheres.


      Abraços..

      Lucas Brum

      Excluir
    3. Lucas, Salmos 1:1 fala sobre influências, e não de relacionamentos. Devemos sim nos relacionar com todos, Afinal esse é o "Ide" que Jesus deixou claro.

      Tenho muitos amigos e conhecidos impios, não deixo de me relacionar com eles. Mas não é o tipo de pessoa que eu iria me aconselhar ou desabafar.

      Muito mais do que simples relacionamentos Deus quer que tenhamos comunhão, ou, que andemos em comum acordo: Dividindo a mesma fé, mesmos objetivos e por aí vai.

      O que esse texto do Léozinho me passou foi isso: Amizades que buscam o mesmo destino profético, que nos aproximem e nos levem a ter mais intimidade com Deus.

      Não vou deixar de falar com uma pessoa, por que sou crente em Jesus e o cara fuma maconha. Mas com certeza, não é pra ele que vou ligar quando eu precisar de oração!

      Fica na Paz, brother!!!

      Excluir
    4. Ah, deixando bem claro também uma coisa: Quando falei de relacionamentos em meu primeiro comentário, falava sobre a influência de um nível mais profundo de amizade e não somente de relacionamentos que temos com o padeiro, o trocador do ônibus e as pessoas que vejo na rua de vez em quando. Relacionamentos que surtam influencia nas nossas vidas, como citei: Elias e Elizeu.

      a Paz aê!

      Excluir
  4. Ainda não entendi essa parada de Destino profético, é da mesma laia dos "Atos proféticos" ou "Mantos Proféticos"?? Pq se for eu estou fora desse destino ae...Acho que deve existir um termo melhor para o nosso "Chamado", mas enfim.

    Acho que existem pessoas "não crentes" que são boas pessoas para se aconselhar e para desabafar sim, talvez vc não ligue para pedir uma oração, até porque provavelmente ele não ore ou nem acredite no poder da oração, eu mesmo posso orar por mim mesmo, até pq ninguem tem uma oração mais poderosa que a d ninguem, mas podemos aprender com ele sobre honestidade, caráter, postura, que também são assuntos que nos edificam, sim um amigo crente também pode nos ensinar sobre tudo isso, só q isso são valores que estão presente independente da fé, tanto que existem crentes que não possuem nenhuma das caracteristicas descritas acima, concorda?

    Continuo achando muito válido o relacionamento com uma pessoa independente dela dividir a mesma fé que eu, alías é através de um relacionamento que a pessoa pode ter a oportunidade de verdadeiramente ver a luz de Cristo em nós, principalmente pelo amor demonstrado, a compreensão e o respeito independente da crença.


    Paz..

    Lucas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, a questão dos Atos, destino proféticos estão na biblia, procurá lá nos livros de Ezequiel e Isaías que vc acha fácil.

      Não concordo com vc, mas respeito sua opinião!

      Forte abraço, fica na paz!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Léo, a questão de atos proféticos foi introduzido aqui de uma forma errada, respeito a sua opinião quanto a essa questão mas isso não muda a minha e nem me convençe em nada.

      Voltando ao assunto principal, o texto fala na questão de amizades que nos levam a Deus. De como é importante em termos amigos que nos levam a presença de Deus em um momento de "fraqueza". Quer seja: fraqueza espiritual, uma doença, falta de grana ou uma impossibilidade qualquer.

      Não vi no texto em nenhum momento o Leozinho citando que não devemos andar com todas essas pessoas que você citou. Nem a questão de Jesus, do que ele fazia ou com quem Ele andava. Não vi nada no texto em relação a isso.

      Em suma, esse debate perdeu um pouco o foco original, creio que você, Léo, e o Lucas, entenderam mal as minhas citações.

      Peço perdão por não ter sido claro o suficiente à vocês, e me perdoem por qualquer mal estar que eu possa ter causado, pois se estamos falando do Reino de Deus, não podemos causar divisão. Pois reino dividido é o inferno, não é verdade?

      Fiquem na paz, meus queridos!!!

      #fim de papo!!!!!!

      Excluir
  6. Isso é debate para uma outra ocasiao..
    Mas tenha certeza de algumas coisas como: enterrar Biblias, jogar sal grosso nas pessoas, "ungir" a cidade.. NADA TEM Haver com a Palavra de Deus.


    Mas isso fica para uma próxima vez... =)

    Abraços...

    Lucas

    ResponderExcluir
  7. bagulho aq ta doidoooo!!! lamblet.....

    ResponderExcluir
  8. Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs
    Tito 3:9

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Léozim
    se todos fossem amorosos (inclusive eu) como vc é o mundo seria melhor.
    Mais um vez obrigadão por ser esse lek maneiro.

    Um Abç Léozão

    ResponderExcluir