Translate

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Não nos tornando Animais!

Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Tiago 3:13-15

Vimos neste versículo que tudo que é contrário à sabedoria e Natureza de Deus são Terrena, Animal e Diabólica. Com essa mesma forma de pensar e afirmação de Tiago, vimos o Próprio Jesus, nos evangelhos chamando àqueles que eram contrário aos mandamentos e preceitos de Seu Pai, Deus, eram comparados com animais:

"Não deis aos CÃES as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas..." Mateus 7:6
"SERPENTES, raça de VÍBORAS! como escapareis da condenação do inferno?" Mateus 23:33
"Raça de VÍBORAS, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus?  Mateus 12:34
"Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de LOBOS." Lucas 10:3
"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são LOBOS devoradores." Mateus 7:15

Estes são só alguns exemplos que Jesus usou para comparar, que aqueles que não fazem suas vontades estão adquirindo uma mente Terrena, animal e diabólica. Será que Jesus não os amava? É claro que amava. Mas Jesus estava deixado claro que este tipo de pessoa,  tem mais amor por si mesmo, pelas tradições, pela cultura, pelo sistema, pelo engano e roubo, pela corrupção e que não conseguem se entregar ao verdadeiro evangelho e sabedoria, porque estão totalmente alicerçadas numa sabedoria que não provém do Alto. Então Jesus compara com animais tudo àquilo que é contrário a Natureza do nosso Criador.
Como alcançamos a Verdadeira Sabedoria?

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência. Provérbios 9:10

Algumas pessoas confundem temor com medo. Você teme a Deus ou tem medo de Deus? Imagina só comigo: Você ama uma pessoa verdadeiramente, mas tem medo dela. Isso num fica meio confuso?  Deus me ensinou um pouco sobre temor e me fez lembrar um episódio de quando era Criança e quero dizer isso em algumas palavras. Certa época eu estava aprontando muito quando era guri, e meu pai estava constantemente bravo comigo. Certo dia fiz algo que meu pai se irritou o bastante a ponto de chegar ao seu limite. Ele chegou pra mim e me disse que queria me colocar num internato - uma espécie de colégio em que as crianças dormem lá e passam o resto da semana por lá mesmo, e só veem seus pais nos fins de semana. Eu fiquei apavorado e chorava demais. Sabe, aquele não era o desejo do meu pai mas foi uma bronca para tentar me colocar no eixo, naquilo que era o melhor pra mim. Eu chorava muito porque definitivamente não queria ficar longe do meu pai pro resto dos meus dias. Eu o amava demais. Lembro-me quando o Espírito Santo me falou isso. Eu pude vibrar o bastante porque nunca havia entendido o que era Temor.  Então, analisando esta história eu temia meu pai. Não porque tinha medo dele. Mas temia voltar e continuar fazendo as mesmas coisas porque sabia que iria ficar o resto dos meus dias sem teu abraço, sem seus benefícios, sem seus carinhos, sem o que eu tinha de melhor dentro de casa. Isso é o verdadeiro Temor e Sabedoria: Depender de Deus todos os dias, ouvir sua Voz todos os dias, amar passar seu tempo sabendo aquilo que Ele quer e ter parte na Sua herança. E o pior de tudo: Imagina ficar sem Deus pro resto da vida Eterna? Este é a verdadeira sabedoria que começa com o Temor do Senhor.


Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Tiago 3:17,18

Deus abençoe 
Leozinho de Souza

3 comentários: