Translate

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Ofertas Mesquinhas Parte1

Abel tornou-se pastor de ovelhas, e Caim, agricultor. Passado algum tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho. O Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta, mas não aceitou Caim e sua oferta.  Gênesis 4:24

Essa passagem sempre me deixou duvidoso no porque que Deus não aceitou a oferta de Caim. Sempre fiquei perguntando , "mas porque Senhor?".  A 2 semanas me peguei pensando nisso e pedi auxílio ao Espírito Santo para que trouxesse discernimento nisso. Preguei na minha Igreja há 2 domingos atrás sobre este Tema e foi Maravilhoso ver como Deus havia me proporcionado o entendimento pra passar aos meus irmãos.  A Palavra de Deus se revela de uma maneira fantástica quando pedimos a direção do Espírito Santo, Ela fica diferente e cheio de vida. O Espírito Santo tem este papel de nos dar entendimento naquilo que não entendemos de maneira natural e O Espírito Santo faz com que lembremos de várias passagens e ministra em nossos corações os verdadeiros sentidos de Sua Palavra. Quando me perguntei Senhor pq vc não aceitou a oferta de Caim? Fiquei lendo e relendo mas não achava uma explicação ali naquele texto. Foi ai que o Espírito Santo começou a me ajudar a compreender algumas coisas que não havia me atentado. Eu simplesmente havia esquecido e não havia prestado atenção em outras passagens biblicas que me levariam a entender esse texto.  A bíblia se completa por si só. Vejam em Hebreus o que Diz:

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12
 
O que este Texto tem a ver com a oferta de Caim?
Bem, quando nos achegamos a Deus para oferecer o sacrifício ( Prestar um culto a Deus, pois hoje nós mesmos somos o sacrifício vivo) Ele sabe e conhece muito bem o que há dentro dos nossos corações e quais são as nossas intenções. O Versículo seguinte explica ainda melhor

E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar. Hebreus 4:13

Então vemos por estes versículos que antes mesmo que Caím ofertasse ao Senhor , Deus já conhecia qual era a intenção do coração de Caím, sabia as coisas ruins que haviam em seu caráter e sabia o que Ele pensava. Será que temos sido iguais a Caím? Temos dado qualquer coisa ao Senhor somente para adquirirmos sua aceitação? Observe que quando Deus rejeita a Oferta de Caím, tudo que estava no teu coração é jogado com força pra fora e se torna tão aparente que faz com que o teu rosto fique desfigurado.
 
Mas não aceitou Caim e sua oferta. Por isso Caim se enfureceu e o seu rosto se transtornou.
O Senhor disse a Caim: "Por que você está furioso? Por que se transtornou o seu rosto? Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo". Gênesis 4:5-7


Vimos que o que está dentro do Coração é exposto.

O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate. Provérbios 15:13


Não há como esconder de Deus o que está plantado em nosso coração. Caím deu lugar a toda raiz de amargura e isso não foi algo que nasceu do dia pra noite. Caím havia adquirido isso por ter sido faccioso e invejo e deu lugar ao Diabo.
Será que temos entregado ofertas mesquinhas ao Senhor? Será que há em nosso coração toda espécie de coisas que procedem do mal, tendo coração cheio de inveja e ciúmes? Ou será que temos dado a Deus qualquer coisa com o pretexto e com a desculpa de que Deus é obrigado a aceitar?

3 comentários:

  1. Glórias a Deus por essa palavra!
    Realmente foi muito forte o que o Espírito Santo manifestou através da liberação dela naquele dia!

    ResponderExcluir
  2. Fui muito ministrada com essa palavra. Penetrou até a alma. Glória a Deus por essa revelação.

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Engraçado como Deus faz as coisas, eu até compartilhei isto com você ... Neste dia , bem na hora dos dízimos e ofertas, Deus me pediu que eu ofertasse 2 reais, sendo que eu também tinha uma nota de 20 na carteira. De início questionei: "Mas Deus, eu tenho uma nota de 20 e o Senhor me pede a nota de 2 reais? Como assim ? "Ouvi imediatamente um : "Sim! E faça isso de todo o coração." Daí quando começa a pregação ... Que Deus te abençoe sempre Leozinho!

    ResponderExcluir