Translate

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Ofertas Mesquinhas Parte2




No post anterior, analisamos os erros de Caím ao entregar ao Senhor a sua oferta, mas com o coração totalmente sujo, pecaminoso, faccioso, invejoso e já cheio de obras injustas vindas do Maligno.
Hoje vamos falar de outra pessoa que deu a Deus uma oferta um tanto grande, farta e cheio de “boas intenções, sendo que isso aos olhos humanos, mas pra Deus foi uma oferta mesquinha pois foi acompanhada de desobediência e auto-suficiência. Portanto se tornou uma oferta mesquinha ao Senhor. Esta pessoa era Saul. Antes de falar de Saul quero frisar o seguinte: Não há nada de errado querer impressionar ao Senhor, querer inúmeros Dons e talentos, não há nada de mais querer e dar um excelente serviço em nossa igreja local, não nada de mais entregar a Deus nosso melhor, sendo que, se essas coisas não forem acompanhadas de um coração puro, sincero e obediente ao Senhor, jamais haverá sentido verdadeiro para Deus. Deus ama obediência e não há nada mais valioso do que isso pra Ele. Deus havia dado uma ordem a Saul para que fosse até aos Amelequitas e destruísse todo aquele povo e tudo que lhe pertencesse e não trouxesse nada daquela gente para o povo santo de Israel. Os Amelequitas fizeram muito mal ao Senhor e ao teu povo, por isso Deus lhes deu esta ordem. Sendo que Saul desobedece esta ordem de Deus, querendo impressionar a Ele com a quantidade de coisas conquistadas.

E Saul e o povo pouparam a Agague, e ao melhor das ovelhas e das vacas, e as da segunda ordem, e aos cordeiros e ao melhor que havia, e não os quiseram destruir totalmente; porém a toda a coisa vil e desprezível destruíram totalmente. Então veio a palavra do Senhor a Samuel, dizendo: Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e toda a noite clamou ao Senhor. 1 Samuel 15:9-11

Saul caiu num erro tremendo de desobediência. Às vezes achamos que por muitos darmos ao Senhor Ele irá se impressionar com nossa oferta e pelo valor que aquilo tem. Mas as coisas que achamos valiosas pra nós, pode ser visto pelo Senhor como coisas mesquinhas e sem valor algum. Saul achava que estava abafando, como diriam os mais antigos: "Por cima da Carne Seca", “O Rei da Cocada Preta" e por aí, vai.
Então nisso veio o decreto de Deus através do profeta Samuel a Saul:

Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei. 1 Samuel 15: 13-23.

O que temos entregado ao Senhor?
Qual a disposição em que temos entregado?
O que há em nosso coração quando entregamos as nossas ofertas ao Senhor?
Será que entregamos um coração obediente, puro e cheio de obras justas, ou simplesmente temos maquiado as nossas ofertas com o valor humano que Elas tem?
Será que há contendas, facções, invejas, porfias, idolatrias, obras da carne, prostituição, pornografia, imoralidades?
Quais obras existem dentro de nós?
Obediência ou Sacrifícios? O que você decide dar ao Senhor?

Portanto Obedecer é melhor do que Sacrificar...

Deus abençoe 
Leozinho de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário